Liga o Rádio http://ligaoradio.com.br Um podcast acadêmico sobre o universo radiofônico Sat, 04 Feb 2017 10:45:16 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.7.5 http://ligaoradio.com.br/wp-content/uploads/2015/10/cropped-ligaoradio_fav-388x388.png Liga o Rádio http://ligaoradio.com.br 32 32 Liga o Rádio é um podcast educativo. Nosso objetivo é apresentar temas relacionados às disciplinas de Rádio para cursos de Comunicação Social. Clayton Henrique clean Clayton Henrique ligaoradiopodcast@gmail.com ligaoradiopodcast@gmail.com (Clayton Henrique) © Liga o Rádio Um podcast acadêmico sobre o universo radiofônico. Liga o Rádio http://ligaoradio.com.br/images/ligaoradio_v2.jpg http://ligaoradio.com.br TV-Y Liga o Rádio 05 – A Guerra dos Mundos e as características do rádio http://ligaoradio.com.br/liga-o-radio-05-a-guerra-dos-mundos-e-as-caracteristicas-do-radio/ Sat, 04 Feb 2017 10:45:16 +0000 http://ligaoradio.com.br/?p=665 http://ligaoradio.com.br/liga-o-radio-05-a-guerra-dos-mundos-e-as-caracteristicas-do-radio/#comments http://ligaoradio.com.br/liga-o-radio-05-a-guerra-dos-mundos-e-as-caracteristicas-do-radio/feed/ 2 <p>Como o rádio fez o público ver os marcianos? Neste episódio, analisamos a transmissão de A Guerra dos Mundos, de Orson Welles, pra entender melhor por que o programa causou pânico em grande parte dos ouvintes. Podemos pensar em vários fatores, como contexto histórico, aspectos psicológicos dos ouvintes, características da audiência, estrutura e linguagem do roteiro, elementos sonoros e dinâmica da transmissão.... <a href="http://ligaoradio.com.br/liga-o-radio-05-a-guerra-dos-mundos-e-as-caracteristicas-do-radio/">Leia mais »</a></p> <p>O post <a rel="nofollow" href="http://ligaoradio.com.br/liga-o-radio-05-a-guerra-dos-mundos-e-as-caracteristicas-do-radio/">Liga o Rádio 05 – A Guerra dos Mundos e as características do rádio</a> apareceu primeiro em <a rel="nofollow" href="http://ligaoradio.com.br">Liga o Rádio</a>.</p> Como o rádio fez o público ver os marcianos? Neste episódio, analisamos a transmissão de A Guerra dos Mundos, de Orson Welles, pra entender melhor por que o programa causou pânico em grande parte dos ouvintes. Podemos pensar em vários fatores, Como o rádio fez o público ver os marcianos?
Neste episódio, analisamos a transmissão de A Guerra dos Mundos, de Orson Welles, pra entender melhor por que o programa causou pânico em grande parte dos ouvintes. Podemos pensar em vários fatores, como contexto histórico, aspectos psicológicos dos ouvintes, características da audiência, estrutura e linguagem do roteiro, elementos sonoros e dinâmica da transmissão. Entre esses fatores, apresentamos as principais características do rádio tradicional e como estas influenciaram a reação do público.
Atenção: escute o episódio com FONES DE OUVIDO. Só assim você vai conseguir perceber todos os detalhes e aproveitar melhor a experiência. Divirta-se!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS



* BROWN, Robert J. Manipulating the Ether: the power of broadcast radio in thirties America. McFarland, 2004.
* MEDITSCH, Eduardo. Rádio e pânico: a guerra dos mundos, 60 anos depois. Florianópolis: Insular, 1998.
* ______________________. Rádio e pânico 2: a guerra dos mundos, 75 anos depois. Florianópolis: Insular, 2013.
* ORTRIWANO, Gisela Swetlana. A informação no rádio: os grupos de poder e determinação dos conteúdos. São Paulo: Summus, 1985.
* STERLING, Christopher H.; KITTROSS, John Michael. Stay tuned: a history of american broadcasting. Routledge, 2001.

REDES SOCIAIS

– curta a página do Liga o Rádio no Facebook

– siga o @ligaoradiocast no Twitter

– siga o Liga o Rádio no Instagram
E-MAILS

Ajude-nos a fazer o programa enviando sua colaboração, dúvida ou sugestão de pauta para podcast@ligaoradio.com.br
QUEM FALA

Clayton Henrique  

Docente nas disciplinas Produção Publicitária em Rádio, Teorias do Rádio e Produção em Rádio no curso de Comunicação Social, na UniCesumar, em Maringá – PR.
]]>
Clayton Henrique clean 1:21:01
Liga o Rádio 04 – A Guerra dos Mundos http://ligaoradio.com.br/liga-o-radio-04-a-guerra-dos-mundos/ Tue, 22 Mar 2016 23:04:55 +0000 http://ligaoradio.com.br/?p=591 http://ligaoradio.com.br/liga-o-radio-04-a-guerra-dos-mundos/#comments http://ligaoradio.com.br/liga-o-radio-04-a-guerra-dos-mundos/feed/ 9 <p>O dia em que o rádio causou pânico nos Estados Unidos. Nada marcou tanto a história dos meios de comunicação de massa quanto um certo programa chamado Mercury Theatre On The Air. Semanalmente, a rede de rádio CBS transmitia a atração dirigida por Orson Welles. Eis que, em um belo domingo de outubro de 1938, os ouvintes foram surpreendidos por um acontecimento... <a href="http://ligaoradio.com.br/liga-o-radio-04-a-guerra-dos-mundos/">Leia mais »</a></p> <p>O post <a rel="nofollow" href="http://ligaoradio.com.br/liga-o-radio-04-a-guerra-dos-mundos/">Liga o Rádio 04 – A Guerra dos Mundos</a> apareceu primeiro em <a rel="nofollow" href="http://ligaoradio.com.br">Liga o Rádio</a>.</p> O dia em que o rádio causou pânico nos Estados Unidos. Nada marcou tanto a história dos meios de comunicação de massa quanto um certo programa chamado Mercury Theatre On The Air. Semanalmente, a rede de rádio CBS transmitia a atração dirigida por Orson... O dia em que o rádio causou pânico nos Estados Unidos.
Nada marcou tanto a história dos meios de comunicação de massa quanto um certo programa chamado Mercury Theatre On The Air. Semanalmente, a rede de rádio CBS transmitia a atração dirigida por Orson Welles. Eis que, em um belo domingo de outubro de 1938, os ouvintes foram surpreendidos por um acontecimento incrível. Pode acreditar!
Atenção: escute o episódio com FONES DE OUVIDO. Só assim você vai conseguir perceber todos os detalhes e aproveitar melhor a experiência. Divirta-se!



 
THE WAR OF THE WORLDS

Ouça também a gravação original da transmissão histórica:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

* MEDITSCH, Eduardo. Rádio e pânico: a guerra dos mundos, 60 anos depois. Florianópolis: Insular, 1998.
* WELLS, H.G. A guerra dos mundos. São Paulo: Nova Alexandria, 2000.

REDES SOCIAIS

– curta a página do Liga o Rádio no Facebook

– siga o @ligaoradiocast no Twitter

– siga o Liga o Rádio no Instagram
E-MAILS

Ajude-nos a fazer o programa enviando sua colaboração, dúvida ou sugestão de pauta para podcast@ligaoradio.com.br
QUEM FALA

Clayton Henrique  

Docente nas disciplinas Produção Publicitária em Rádio, Teorias do Rádio e Produção em Rádio no curso de Comunicação Social, na UniCesumar, em Maringá – PR.
]]>
Clayton Henrique clean 21:24 O dia em que o rádio causou pânico nos Estados Unidos. Nada marcou tanto a história dos meios de comunicação de massa quanto um certo programa chamado Mercury Theatre On The Air. Semanalmente, a rede de rádio CBS transmitia a atração dirigida por Orson Welles. Eis que, em um belo domingo de outubro de 1938, os ouvintes foram surpreendidos por um acontecimento incrível. Pode acreditar!<br />
Liga o Rádio 03 – Linguagem Radiofônica http://ligaoradio.com.br/liga-o-radio-03-linguagem-radiofonica/ Sun, 31 Jan 2016 00:18:05 +0000 http://ligaoradio.com.br/?p=493 http://ligaoradio.com.br/liga-o-radio-03-linguagem-radiofonica/#comments http://ligaoradio.com.br/liga-o-radio-03-linguagem-radiofonica/feed/ 4 <p>O rádio faz todo sentido. Neste episódio, falamos sobre o que é linguagem radiofônica e como os seus elementos podem ser combinados pra compor a mensagem no rádio. De acordo com o contexto, a voz, a música, os efeitos sonoros e o silêncio podem assumir várias funções, de modo a produzir diferentes níveis de significação. Sendo assim, pra aproveitar todo o potencial comunicativo do... <a href="http://ligaoradio.com.br/liga-o-radio-03-linguagem-radiofonica/">Leia mais »</a></p> <p>O post <a rel="nofollow" href="http://ligaoradio.com.br/liga-o-radio-03-linguagem-radiofonica/">Liga o Rádio 03 – Linguagem Radiofônica</a> apareceu primeiro em <a rel="nofollow" href="http://ligaoradio.com.br">Liga o Rádio</a>.</p> O rádio faz todo sentido. Neste episódio, falamos sobre o que é linguagem radiofônica e como os seus elementos podem ser combinados pra compor a mensagem no rádio. De acordo com o contexto, a voz, a música, O rádio faz todo sentido.

Neste episódio, falamos sobre o que é linguagem radiofônica e como os seus elementos podem ser combinados pra compor a mensagem no rádio. De acordo com o contexto, a voz, a música, os efeitos sonoros e o silêncio podem assumir várias funções, de modo a produzir diferentes níveis de significação. Sendo assim, pra aproveitar todo o potencial comunicativo do rádio, é fundamental dominar essas funções e trabalhar a integração harmônica entre os elementos.
O episódio está recheado de exemplos! Então, é muito importante que você escute com FONES DE OUVIDO. Só assim você vai conseguir perceber todos os detalhes e aproveitar melhor a experiência. Divirta-se!
O bom profissional de rádio parte de um conceito em relação ao que pretende produzir e, com base nessa definição, planeja e executa o seu produto, tendo claro o papel de cada elemento da linguagem em relação aos objetivos pretendidos. (Ferraretto, 2014, p.32)

PODCASTS CITADOS NO EPISÓDIO

LivroCast 051 – O Velho e o Mar

Podcast do Mau – RIP Robin Williams

Mamilos 15 – Feminismo, Glass Lion, Gladiadores do Altar e vazamentos

JurassiCast – Elo Perdido 11 – O Cavaleiro das Trevas de Frank Miller
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS



* BALSEBRE, Armand. A linguagem radiofônica. In: MEDITSCH, Eduardo. Teorias do rádio: textos e contextos. Insular, 2005. p.327-336
* FERRARETTO, Luiz Artur. A linguagem e a mensagem radiofônicas. In: Rádio: teoria e prática. São Paulo: Summus, 2014. p.30-35

REDES SOCIAIS

– curta a página do Liga o Rádio no Facebook

– siga o @ligaoradiocast no Twitter

– siga o Liga o Rádio no Instagram
E-MAILS

Ajude-nos a fazer o programa enviando sua colaboração, dúvida ou sugestão de pauta para podcast@ligaoradio.com.br
QUEM FALA

Clayton Henrique  

Docente nas disciplinas Produção Publicitária em Rádio, Teorias do Rádio e Produção em Rádio no curso de Comunicação Social, na UniCesumar, em Maringá – PR.
]]>
Clayton Henrique clean 1:13:18 Neste episódio, falamos sobre o que é linguagem radiofônica e como os seus elementos podem ser combinados pra compor a mensagem no rádio.
Liga o Rádio 02 – O que é rádio? http://ligaoradio.com.br/liga-o-radio-02-o-que-e-radio/ Sun, 08 Nov 2015 14:43:23 +0000 http://ligaoradio.com.br/?p=455 http://ligaoradio.com.br/liga-o-radio-02-o-que-e-radio/#comments http://ligaoradio.com.br/liga-o-radio-02-o-que-e-radio/feed/ 10 <p>Uma pergunta simples. O ponto de partida pra outras perguntas. Neste episódio, apresentamos uma introdução aos conceitos básicos do rádio. Radiodifusão, eletromagnetismo, streaming e podcast são algumas das noções tratadas aqui. Ouvir é só o começo, você sabe: tem muito mais nos textos e nas discussões em sala de aula. Então, coloque seus fones de ouvido, dê o play e comece a... <a href="http://ligaoradio.com.br/liga-o-radio-02-o-que-e-radio/">Leia mais »</a></p> <p>O post <a rel="nofollow" href="http://ligaoradio.com.br/liga-o-radio-02-o-que-e-radio/">Liga o Rádio 02 – O que é rádio?</a> apareceu primeiro em <a rel="nofollow" href="http://ligaoradio.com.br">Liga o Rádio</a>.</p> Uma pergunta simples. O ponto de partida pra outras perguntas. Neste episódio, apresentamos uma introdução aos conceitos básicos do rádio. Radiodifusão, eletromagnetismo, streaming e podcast são algumas das noções tratadas aqui. Ouvir é só o começo, Uma pergunta simples. O ponto de partida pra outras perguntas.

Neste episódio, apresentamos uma introdução aos conceitos básicos do rádio. Radiodifusão, eletromagnetismo, streaming e podcast são algumas das noções tratadas aqui. Ouvir é só o começo, você sabe: tem muito mais nos textos e nas discussões em sala de aula. Então, coloque seus fones de ouvido, dê o play e comece a explorar o vasto universo radiofônico.



PODCAST CITADO NO EPISÓDIO

Rádiofobia 175 – com Sidney Gusman
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

* ASSIS, Pablo de. O feed e a fidelização do podouvinte. In: LUIZ, Lucio (org.). Reflexões sobre o podcast. Nova Iguaçu: Marsupial Editora, 2014. p.29-47
* FERRARETTO, Luiz Artur. O rádio. In: Rádio: teoria e prática. São Paulo: Summus, 2014. p.15-29
* _______. O rádio. In: Rádio: o veículo, a história e a técnica. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2001. p.21-40
* _______. Tecnologia radiofônica. In: Rádio: o veículo, a história e a técnica. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2001. p.64-78
* STRAUBHAAR, Joseph D.; LAROSE, Robert. Mídia de áudio: rádio e gravadoras. In: Comunicação, mídia e tecnologia. Cengage Learning Editores, 2004. p. 54-89

REDES SOCIAIS

– curta a página do Liga o Rádio no Facebook

– siga o @ligaoradiocast no Twitter

– siga o Liga o Rádio no Instagram
E-MAILS

Ajude-nos a fazer o programa enviando sua colaboração, dúvida ou sugestão de pauta para podcast@ligaoradio.com.br
QUEM FALA

Clayton Henrique  

Docente nas disciplinas Produção Publicitária em Rádio, Teorias do Rádio e Produção em Rádio no curso de Comunicação Social, na UniCesumar, em Maringá – PR.
]]>
Clayton Henrique clean 22:53
Liga o Rádio 01 – A Pedra Fundamental http://ligaoradio.com.br/liga-o-radio-01-a-pedra-fundamental/ Mon, 05 Oct 2015 15:06:41 +0000 http://ligaoradio.com.br/?p=409 http://ligaoradio.com.br/liga-o-radio-01-a-pedra-fundamental/#comments http://ligaoradio.com.br/liga-o-radio-01-a-pedra-fundamental/feed/ 3 <p>O rádio, em plena era digital, ainda é o principal meio de comunicação de grande parte dos brasileiros. Das ondas eletromagnéticas do começo do século XX aos bytes das últimas décadas, esse veículo vem se reinventando cada vez mais rápido. O conceito de rádio está sempre em evolução, adaptando-se às novas dinâmicas tecnológicas e comunicacionais. O que é rádio? Quais são as suas características?... <a href="http://ligaoradio.com.br/liga-o-radio-01-a-pedra-fundamental/">Leia mais »</a></p> <p>O post <a rel="nofollow" href="http://ligaoradio.com.br/liga-o-radio-01-a-pedra-fundamental/">Liga o Rádio 01 – A Pedra Fundamental</a> apareceu primeiro em <a rel="nofollow" href="http://ligaoradio.com.br">Liga o Rádio</a>.</p> O rádio, em plena era digital, ainda é o principal meio de comunicação de grande parte dos brasileiros. Das ondas eletromagnéticas do começo do século XX aos bytes das últimas décadas, esse veículo vem se reinventando cada vez mais rápido. O rádio, em plena era digital, ainda é o principal meio de comunicação de grande parte dos brasileiros. Das ondas eletromagnéticas do começo do século XX aos bytes das últimas décadas, esse veículo vem se reinventando cada vez mais rápido. O conceito de rádio está sempre em evolução, adaptando-se às novas dinâmicas tecnológicas e comunicacionais.
O que é rádio? Quais são as suas características? Como é a sua linguagem? Esses e outros fundamentos serão discutidos ao longo deste projeto.
Bem-vindo ao Liga o Rádio!

Um podcast acadêmico sobre o universo radiofônico!

REDES SOCIAIS

– curta a página do Liga o Rádio no Facebook

– siga o @ligaoradiocast no Twitter

– siga o Liga o Rádio no Instagram
E-MAILS

Ajude-nos a fazer o programa enviando sua colaboração, dúvida ou sugestão de pauta para podcast@ligaoradio.com.br
QUEM FALA

Clayton Henrique  

Docente nas disciplinas Produção Publicitária em Rádio, Teorias do Rádio e Produção em Rádio no curso de Comunicação Social, na UniCesumar, em Maringá – PR.
]]>
Clayton Henrique clean 2:40